Política de Privacidade
Garantir a sua privacidade é muito importante para nós. Por
isso, desenvolvemos esta Política, apresentando a maneira como tratamos e
protegemos os seus dados pessoais. Nela, você encontrará as informações
necessárias sobre o gerenciamento dos seus dados pessoais e como podemos
auxiliá-lo a exercer seus direitos.
1. Definições
ANPD: Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
Controlador: A quem competem as decisões referentes ao
tratamento de dados pessoais.
Dados pessoais: Informação relacionada à pessoa natural
identificada ou identificável.
Dados pessoais sensíveis: Dado pessoal sobre origem racial
ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a
organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde
ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa
natural.
Operador(es): Realiza o tratamento de dados pessoais em
nome do controlador.
RIPD: Relatório de Impacto à Proteção dos Dados, é a
documentação do controlador que contém a descrição dos processos de tratamento
de dados pessoais que podem gerar riscos às liberdades civis e aos direitos
fundamentais, bem como medidas, salvaguardas e mecanismos de mitigação de risco.
ROT: Registro de Operações de Tratamento.
Tratamento: Toda operação realizada com dados pessoais,
como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização,
acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento,
armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação,
comunicação, transferência, difusão ou extração.
Bureaus de crédito: Um bureau de crédito é uma empresa que
coleta informações financeiras, dentro dos limites legais, sobre você, como
histórico de inadimplência e adimplência, e compila esses dados em um relatório
de crédito, usado por credores para fins de decisão de créditos.
2. Princípios
Para a realização do tratamento dos seus
dados pessoais, adotamos princípios que pautam toda a operação. Nossos
colaboradores são devidamente treinados para segui-los e sempre aprimorar a sua
adequação.
Adotamos a seguinte postura:
1. Nos esforçamos para garantir que todos os
tratamentos pelos quais seus dados pessoais passam, possuam finalidade legítima,
específica e explicitamente apresentada a você;
2. Todos os
tratamentos realizados por nós, seja na qualidade de controlador ou operador,
estão adequados às finalidades que foram informadas a você;
3.
Tratamos somente os dados pessoais estritamente necessários à execução dos
serviços prestados a você por nós. Qualquer dado pessoal enviado ou informado
por você em excesso será avaliado e, caso averiguada a não necessidade,
excluído;
4. Para que você possa exercer os direitos quanto aos
seus dados pessoais sob nossa custódia, há o portal LGPD que poderá ser acessado
no portal LGPD ou pelo e-mail indicado ao final desta política;
5.
Apresentamos informações claras, precisas e que poderão ser facilmente
acessíveis a respeito dos tratamentos em nossos canais de coleta e a qualquer
momento que você solicitá-las;
6. Ao tratarmos os seus dados
pessoais, nós garantimos que eles estejam exatos, claros, relevantes e
atualizados a fim de manter a compatibilidade do princípio da adequação para
efetivamente cumprir a finalidade informada;
7. A todos os
tratamentos são aplicadas medidas assecuratórias com vistas à garantia da
proteção de seus dados pessoais, sejam elas administrativas, técnicas ou
contratuais;
8. Atuamos de forma proativa e preventiva com
relação a possíveis riscos à sua privacidade. Por conta disso, adotamos medidas
para prevenção da ocorrência de tais riscos;
9. É
terminantemente proibido qualquer tratamento que tenha como finalidade a
discriminação ou se utilize de métodos discriminatórios pelas nossas equipes;
10. Nossos canais de coleta apresentam as finalidades para as quais
coletamos seus dados e, além disso, temos o portal LGPD ou o e-mail indicado ao
final desta política. Assim, você poderá ter maior governança com relação aos
seus dados pessoais.
3. Como utilizamos seus dados pessoais?
3.1 Para prestar serviços inerentes à atividade contratada
Para te atender dentro dos nossos padrões,
ofertando os melhores e mais adequados pacotes de serviços, e, sermos eficientes
em cada etapa da sua jornada, tratamos os dados pessoais abaixo listados, sendo
que todas as condições dos serviços que lhe ofertamos estão especificados nas
condições gerais de assinatura que são disponibilizadas nos nossos sites.
1. ID do Cliente;
2. Nome
completo;
3. Telefone;
4. CPF;
5.
Endereço;
6. Data de nascimento;
7. Gênero; e
8. Estado civil.
9. Poderão ser coletados dados
bancários, a depender da modalidade de pagamento escolhida.
10.
IP de conexão, cidade, pais e estado onde o cliente acessa os serviços
oferecidos por nós um dispositivo conectado à internet.
11. A
foto do seu rosto e documento também podem ser coletados para fins de
confirmação de identidade e evitar que outra pessoa se passe por você.
As condições gerais da assinatura poderão ser acessadas nos
links de cada uma das empresas.
Quando você utiliza nossas plataformas para
solicitar serviços ou compras, por exemplo, algumas informações sobre a
transação e/ou dados associados a ela podem ser coletadas, tais como o valor
pago e o meio de pagamento utilizado. Essas informações são tratadas,
especialmente, para viabilizar o processamento e envio de avisos de transações,
o gerenciamento de riscos e/ou o fornecimento de proteção ao crédito e
implementação de medidas antifraude.
3.2 Acesso a sites e aplicativos
Em nossas plataformas digitais, utilizamos os
mesmos dados pessoais, quando você está logado, mencionados no item 3.1, seja
por meio de seu consentimento, quando declarado de maneira expressa, e para
atender ao legítimo interesse das empresas filiadas ou de terceiros de modo a
aprimorar a qualidade de nossos serviços de entretenimento, comunicar ofertas
especiais e benefícios, além de facilitar, customizar e melhorar a sua navegação
nessas plataformas; ou, ainda, caso você já seja um cliente, no contexto da
execução do(s) contrato(s) de prestação de serviços. Você poderá acessar a
Política de Cookies, disponibilizada no rodapé dos sites.
3.3 Atendimento a clientes
Quando você entra em contato com o
atendimento, algumas informações poderão ser solicitadas/coletadas para
confirmar sua identidade, seja através do Serviço de Atendimento ao Consumidor
(SAC), ou qualquer outro canal de atendimento, sempre no contexto da prestação
dos serviços por você contratados, do cumprimento de obrigações legais, para
fornecer informações comerciais sobre nossos serviços e produtos e/ou de outras
empresas de nosso grupo, quando de seu interesse, ou em situações em que
possuímos o legítimo interesse de melhorar as suas plataformas e/ou serviços
fornecidos, de acordo com as previsões legais aplicáveis.
3.4 Ações de marketing
3.4.1 Promoções e ofertas
Oferecemos promoções e ofertas comerciais
para seu benefício por meio de nossas plataformas digitais ou quaisquer outros
meios de comunicação. Toda a operação está baseada no interesse de promover,
indicar e/ou fornecer informações sobre nossos serviços que melhor o atendam
tornando a sua experiência especial.
Ao utilizar nossas plataformas ou serviços você pode ser
contatado sobre referidas promoções e ofertas.
A qualquer momento, você
poderá manifestar seu desinteresse pelo recebimento de tais comunicações através
do Portal LGPD ou pelo e-mail indicado ao final desta política.
Eventualmente, para você receber possíveis promoções ou
ofertas referentes aos produtos e serviços e/ou para que possamos entrar em
contato com você, será necessário o fornecimento/consulta de dados pessoais,
tais como nome, endereço e/ou e-mail.
Nós
enviamos e-mails para o seu endereço eletrônico, mensagens para seu celular e/ou
decodificador, bem como realizar ligações com fim de promover ofertas e/ou
informações sobre nossos produtos e serviços, de acordo com legislações e
regulamentações aplicáveis e dentro dos limites estabelecidos em lei.
3.4.2 Sorteios
Ainda dentro do escopo de marketing, podemos realizar
sorteios de prêmios a serem entregues no endereço do assinante vencedor. E, para
isso, será utilizado o endereço fornecido pelo próprio assinante no momento do
cadastro.
3.5 Antifraude
Nós também poderemos consultar seu histórico
em bureaus de crédito para realizar auditorias internas, garantir proteção ao
crédito, implementar medidas antifraude, bem como assegurar o cumprimento da
legislação em vigor. Para saber mais a respeito dos dados pessoais constantes em
tal histórico, você pode verificar diretamente nas Políticas de Privacidade dos
bureaus.
3.6 Dados de Menores
Na hipótese de utilização de dados pessoais de menores, o
tratamento de dados ocorrerá de acordo com a legislação aplicável, sendo que
nestes casos, será procedida a colheita do consentimento de pelo menos um dos
pais ou pelo responsável legal.
4. Compartilhamento entre nós e Operadores
4.1 Credenciados
Para que possamos oferecer nossos
serviços e plataformas, poderemos coletar, por meio dos Credenciados, dados
pessoais simples, tais como, nome, e-mail, telefone, CPF e endereço sempre
respeitando a legislação brasileira em matéria de proteção de dados pessoais.
Esse compartilhamento, quando necessário, ocorrerá no momento de contratação de
um serviço
4.2 Com bureaus de crédito e prevenção à fraude
Conforme exposto no item 3.5, são compartilhados, com os
bureaus seu nome, e-mail, endereço e, em alguns casos, o telefone para que tais
empresas possam realizar a consulta corretamente. Também é possível que
requisitemos a atualização desses mesmos dados pessoais a tais empresas.
4.3 Terceirizados
Empresas terceirizadas poderão tratar seus dados pessoais
(nome, e-mail, telefone, ID do Cliente e, em casos específicos de suporte,
endereço) para auxiliar na prestação dos serviços, no cumprimento das obrigações
estabelecidas em nossos contratos, na manutenção e aprimoramento de nossas
plataformas e/ou na nossa comunicação com você e com nossos demais clientes ou
parceiros de mercado.
4.4 Serviços em nuvem
Nossos serviços são distribuídos por provedores de serviços
em nuvem, como Microsoft (AZURE), Google (GCP), Oracle (OCI) e Amazon (AWS).
Isso significa que os dados pessoais são armazenados e distribuídos em países da
América Latina e Estados Unidos, de acordo com as políticas de privacidade
desses provedores. Para mais detalhes sobre a localização dos seus dados,
consulte as Políticas de Privacidade dos respectivos fornecedores.
4.6 Empresas do mesmo grupo
Os seus dados poderão ser compartilhados com empresas
nome empresarial Strauski & Galvão detentora da (SomaInternet e Flash Telecom) e
da empresa de cobrança Market Strauski para fins de propaganda e publicidade direcionada. Lembrando que
todas as empresas possuem o mesmo nível de segurança de proteção dos
dados dos nossos clientes.
4.7 Call Center
As empresas de Call Center são responsáveis pelos
atendimentos telefônicos (ativo ou receptivo), portanto, precisam ter acesso aos
dados dos clientes para que os serviços possam ser prestados adequadamente.
4.8 Seguradoras
Quando você adere algum seguro intermediado por nós, a
seguradora precisa ter acesso aos seus dados a fim de que seja confeccionada a
apólice para ativação da proteção.
4.9 Serviços adicionais e produtos digitais.
Quando você adere algum serviço ou produto adicional
ofertado, a empresa parceira e fornecedora de tais serviços e ou produtos pode
ter acesso aos seus dados cadastrais com a finalidade de viabilizar a prestação
dos serviços e ou produto. Neste caso, poderão ser compartilhados dados
pessoais, tais como, nome e e-mail, a fim de que você possa acessar a plataforma
do co-controlador.
4.10 Autoridades e órgãos públicos
Para cumprir com obrigações legais e/ou
regulatórias aplicáveis, nós compartilhamos dados pessoais com autoridades
competentes, tais como, mas não se limitando a, Agência Nacional de
Telecomunicações – ANATEL, Banco Central do Brasil – BCB, Conselho de Controle
de Atividades Financeiras – COAF, Receita Federal do Brasil (RFB) e Secretarias
Estaduais e Municipais da Fazenda ou quaisquer outras agências, departamentos,
instituições e entidades públicas tais como, mas não se limitando a Delegacias,
Ministério Público e Juízes, desde que as requisições sejam realizadas por
autoridades que detenham poder para tanto, bem como que estejam devidamente
fundamentadas.
Em cumprimento a lei, poderemos também proceder com a
quebra de sigilo dos dados dos clientes (dados cadastrais e informações dos
serviços contratados), a pedido de autoridades públicas que detenham poder para
proceder com tal requisição.
A fim de reafirmar nosso compromisso com a transparência,
relacionamos a seguir as legislações mais importantes que autorizam o
fornecimento de dados cadastrais, bem como a quebra de sigilo dos dados,
aplicáveis as empresas do grupo:
• Lei Lavagem de Dinheiro – Lei n.º 12.683/2.012 - Art.
17-B
• Lei Delegados – Lei n.º 12.830/2.013 - Art. 2º, § 2º
• Lei
Organização Criminosa – Lei n.º 12.850/2.013 - Art. 15
• Lei Marco Civil da
Internet – Lei nº 12.695/2.014 – Arts. 7º, incisos II e III; 10 §§ 1º a 3º e 19
• Lei Orgânica do Ministério Público – Lei 8.625/1993 – Art. 26, II
5. Países nos quais armazenamos seus dados pessoais
Armazenamos seus dados pessoais em
sistema de “nuvem” ou infraestrutura e tecnologias similares, cujos servidores
estão localizados nos Estados Unidos da América, Brasil, Argentina e possíveis
outros locais nos quais nossos operadores possam ter subsidiárias e/ou
disponibilidade de serviços. Sempre que houver o compartilhamento internacional
de dados nos certificaremos de que o país destinatário tenha o mesmo grau de
proteção de dados pessoais que possui no Brasil. No tratamento de dados pessoais
que envolve fluxo transfronteiriço de informações, adotamos salvaguardas
técnicas e contratuais para garantir que você possa exercer todos os direitos
assegurados em Lei. Verifique mais informações no item 4.4 desta Política.
6. Quais seus direitos e como exercê-los?
Você poderá requisitar o exercício dos
direitos abaixo mencionados por meio do nosso portal LGPD, por este link, ou por
meio do e-mail indicado ao final desta política. Para verificar a sua identidade
e evitar possíveis fraudes advindas da requisição, será necessário que você
informe seu CPF, caso esteja nas categorias de titulares sugeridas.
Em caso de inconformidade com a política de privacidade, denúncias com relação
a possíveis vazamentos de dados pessoais e impossibilidade de exercício dos
direitos de privacidade no Portal LGPD, é possível contatar diretamente nosso
Encarregado por meio deste link ou do e-mail indicado ao final desta política.
Para esse fluxo, coletamos seu CPF e seu endereço de e-mail, para identificá-lo
e respondê-lo. Há possibilidade de que, a depender da requisição, seja
solicitado o número de telefone (casos revogação de consentimento para
recebimento de comunicados) e o CPF (confirmação de identidade). Os dados
pessoais informados são classificados como confidenciais e tratados apenas pelas
equipes de atendimento ao cliente e de privacidade.
Confirmação da existência de tratamento: Você poderá
requisitar a confirmação se há tratamento realizado pelas empresas do grupo dos
dados pessoais de sua titularidade.
Acesso aos dados: Em nosso portal LGPD ou pelo e-mail
indicado ao final desta política, você terá o acesso facilitado aos seus dados
pessoais para maior governança;
Correção: Será atendida por meio de requisição ou
diretamente em nossos canais a solicitação de correção de qualquer dado pessoal
inexato, incompleto ou desatualizado;
Anonimização: Dados pessoais, que não sejam necessários à
execução de nossos serviços ou tenham de ser mantidos em registro para fins de
obrigação legal ou exercício regular de direito, poderão ser anonimizados,
bloqueados ou eliminados sob requisição, desde que desnecessários, excessivos ou
tratados em desconformidade com a LGPD;
Bloqueio: Caso sejam tratados dados pessoais que você
julgue excessivos ou desnecessários, ou tratados em desconformidade com o
disposto na LGPD, é possível requisitar o bloqueio por meio de nosso portal;
Eliminação: Caso sejam tratados dados pessoais que você
julgue excessivos ou desnecessários, ou tratados em desconformidade com o
disposto na LGPD, é possível requisitar a eliminação por meio de nosso portal.
Contudo, sempre observaremos a legislação vigente para cumprimento das
obrigações legais e regulatórias;
Portabilidade: Mediante sua requisição, de acordo com a
regulamentação da autoridade nacional, poderemos transferir a outro fornecedor
de serviços seus dados, resguardados segredos comercial e industrial;
Revogação de consentimento: Para os casos que você tenha
consentido ao tratamento, você poderá, a qualquer momento, requisitar a
revogação deste consentimento e, com isso, os dados pessoais não mais serão
tratados para o caso em específico.
7. Como nós protegemos seus dados pessoais?
Mantemos e revisamos continuamente controles
e riscos de segurança da informação para preservar a confidencialidade,
integridade, autenticidade e disponibilidade dos seus dados pessoais e
evitar/mitigar possíveis perdas, divulgações, alterações ou quaisquer violações
que possam ocorrer.
Dentre essas medidas, incluem-se, mas não
se limitam ao controle e o rastreamento de acessos de usuários, aplicação de
antimalware, configuração de firewalls, varreduras de Data Loss Prevention
(DLP), threat intelligence para contenção de possíveis incidentes, backup,
técnicas de anonimização (desvinculação total dos dados à sua pessoa),
pseudonimização (criptografia e criação de identificador único) e minimização
(coleta e retenção de dados pessoais estritamente necessários), esteira de
desenvolvimento seguro de software e acompanhamento de privacidade por padrão e
desde a concepção e conscientização e treinamento dos principais interessados no
tratamento de seus dados pessoais.
Para além
de todos os certificados de segurança que possuímos, somos certificados pelo PCI
DSS Payment Card Industry – Data Security Stadart (Padrões de Segurança da
Industria para Meios de Pagamento), que permite armazenarmos de dados de cartões
de crédito e dados bancários seguindo critérios extremamente rigorosos para a
manutenção dos referidos dados.
Adicionalmente, listamos, neste link,
diversas dicas de segurança para que você também possa manter seus dados
pessoais seguros.
Por fim, todos os terceiros com os quais
podemos compartilhar seus dados pessoais para as finalidades listadas acima,
estão vinculados a acordos de confidencialidade e/ou privacidade que garantem a
proteção de seus dados pessoais.
8. Retenção e Descarte de Dados
Faremos armazenamento dos Dados Pessoais processados com
precisão e qualidade necessária para atender a base legal da sua utilização.
Ademais, manteremos os Dados Pessoais apenas pelo tempo necessário para atender
as finalidades para as quais são processados e de acordo com a legislação
aplicável, corretamente eliminando-os na forma da lei e das Políticas e
Procedimentos internos da empresa.
9. Tempo de armazenamento dos dados
Armazenaremos os seus dados enquanto você for
cliente com a finalidade de prestar o melhor serviço. Para além disso, os seus
dados poderão ser mantidos mesmo após a finalização da nossa relação contratual,
para fins de atendimento das obrigações legais e regulatórias, e inclusive, para
manutenção de listas de proibição, tais como, mas não somente, a plataforma do
Não Me Perturbe.
Abaixo, destacamos os principais períodos de guarda dos
seus dados:
(i) Registros de Conexão (dados cadastrais a
partir de IP) são armazenados pelo período de 1 ano, exceto se as autoridades
públicas que detenham poderes para isso, requererem o armazenamento por período
maior.
(ii) Registros de Aplicação (fornecimento de dados de
IP), são armazenados por um período de 6 meses, exceto se as autoridades
publicas que detenham poderes para isso, requererem o armazenamento por período
maior.
(iii) Dados cadastrais, tais como, nome completo,
endereço e CPF, são armazenados para processos administrativos e judiciais.
10. Alterações nesta Política
Nos comprometemos com a proteção de sua
privacidade e atualizaremos, sempre que necessário, esta Política de acordo com
a legislação vigente e possíveis recomendações/regulamentos da ANPD. Nós o
notificaremos a cada atualização para que você possa manter a governança de seus
dados pessoais conosco.
11. Encarregado
Caso necessário, nosso encarregado ,
que poderá ser contatado por meio desse link ou
pelo e-mail [email protected]
12. Controladores
O controlador dos seus dados pessoais é:
SomaTV denominada Strauski e Galvão Ltda Me., com sede à
Avenida Winston Churchill 2370 térreo loja 6, Capão Raso .Curitiba/Paraná,
inscrita no CNPJ/MF sob o nº 04.978.529/0001-35 e o telefone de contato
(41)98404-1081.